Desenvolvimento de aplicativos Android com Flutter e Kotlin

O desenvolvimento de aplicativos para Android se tornaram essenciais já que no Brasil, o sistema do Google em celulares aparece em mais de 90% dos smartphones, ou seja, está instalado em nove a cada dez dispositivos.

Hoje, ocorreram grandes explosões no sistema de tecnologia – a participação no mercado global de aplicativos móveis, de acordo com a pesquisa da Allied Market, está projetada para atingir US $ 407,7 bilhões em 2026, o que não é nenhuma surpresa já que estamos todos tão envolvidos com este mercado.

Mas, isso deixa um grande campo de batalha para o domínio das ferramentas e estruturas usadas para a criação de aplicativos móveis. As melhores opções são Flutter e Kotlin.

O que é Flutter?

De acordo com as páginas oficiais do Flutter, o Flutter é o kit de ferramentas de IU portátil do Google para a criação de aplicativos para celular, web e desktop elegantes e compilados de forma nativa a partir de uma única base de código.

O Flutter opera com o código existente e é usado livre e abertamente por desenvolvedores e organizações em todo o mundo. Ele foi adquirido pela primeira vez pelo Google em 2013 e sempre trabalhou com gigantes da tecnologia.

Quais linguagens de programação o Flutter usa?

O Flutter usa as linguagens de programação C ++, C, Dart e Skia Graphics Engine e recentemente foi um grande player na produção de aplicativos móveis.

Uso atual do Flutter

Embora o Flutter mal esteja bem estabelecido, mega organizações como Alibaba (um dos principais mercados B2B online) e Tencent (que tem um recorde para a maior comunidade online chinesa) já adotaram a tecnologia.

A funcionalidade do Google Ads também usa Flutter e o próprio Google também está usando a arquitetura Flutter para construir seu futuro sistema operacional antecipado, o Fuchsia.

O que é Kotlin?

Kotlin é uma linguagem de programação estática, de código aberto e criada principalmente para uso no Android e JVM com recursos de OOP e Linguagem de programação funcional. Alguns dos principais recursos do Kotlin são:

  • Interoperabilidade
  • Segurança
  • Ferramentas e suporte

Desde o início do Android, as linguagens de programação oficialmente eram as famosas Java e C ++ em alguns casos. Mas no Google IO 2017, o Google anunciou seu suporte para Kotlin como a linguagem de programação oficial do Android e suporte Kotlin integrado diretamente no Android Studio.

Isso permitiu que os desenvolvedores convertessem códigos Java anteriores em Kotlin e também executassem códigos Kotlin e Java lado a lado em seus projetos.

Flutter vs. Kotlin

Embora as estatísticas não mostrem uma grande diferença, o GitHub classificou Kotlin como o número 16 – e 15 quando se trata de linguagens de programação no GitHub com o maior número de PRs no primeiro e segundo trimestre de 2020.

Desde então, houve uma quantidade significativa de melhorias de recursos no desempenho do framework, bem como muitos esforços colaborativos na comunidade Flutter.

Com base nas estrelas e do GitHub, Kotlin tem 35 mil estrelas, enquanto o Flutter lidera com 111 mil estrelas. Além disso, quando a versão 1.20 do Flutter foi lançada em agosto de 2020, o Google relatou que no início de abril, até 50.000 aplicativos do Flutter foram enviados para a Play Store.

Mesmo que Kotlin tenha mais aplicativos na Google Play Store, o ímpeto e a adoção do Flutter são realmente muito maiores quando comparados a sua contraparte Kotlin para desenvolvimento de aplicativos móveis.

E, de acordo com o site de demonstração Flutter, várias grandes empresas portaram sua base de código de Kotlin para Flutter. Algumas dessas empresas incluem Realtor, Tencent, The New York Times, Google Assistant e Square.

Vantagens e desvantagens do Kotlin

Vantagens:

  • Grande performance
  • Adequado para escalabilidade
  • Curva de aprendizado fácil
  • Bom suporte e manutenção da comunidade

Desvantagens:

  • Maior custo de desenvolvimento
  • Aumento do prazo de desenvolvimento de aplicativos
  • Menos bibliotecas de terceiros

Vantagens e desvantagens do Flutter

Vantagens:

  • Prazo de desenvolvimento de aplicativo mais rápido
  • Recurso de recarregamento a quente
  • Interfaces de usuário elegantes
  • Apoio fantástico da comunidade
  • Desenvolvimento de aplicativos de baixo custo

Desvantagens:

  • Tamanho maior do aplicativo
  • Ecossistema de estrutura mais recente
  • Mercado de trabalho relativamente novo
  • Comparação de código em Flutter e Kotlin

Precisa desenvolver um aplicativo?

Se você precisa desenvolver um aplicativo para IOS, opte pela linguagem Swift. Ela terá uma melhor performance do seu recurso tecnológico e certamente atenderá ao público com excelência.

Quanto ao Android, você tem duas excelentes opções para desfrutar. Cada qual com suas características exclusivas. Precisa de ajuda para desenvolver? Fale conosco agora mesmo e tenha a qualidade de seu aplicativo assegurada!