Desenvolvimento de aplicativos IOS com linguagem Swift

O desenvolvimento de aplicativos iOS e Android passou por uma espécie de evolução em todos esses anos. Embora ambos tenham seu próprio público fiel e estejam dominando o mercado, a popularidade crescente do iOS, exige que as empresas lancem seus produtos para obter o máximo de lucro.

O desenvolvimento de aplicativos iOS começou com Objective-C e por muito tempo essa linguagem de programação foi usada para aplicativos dinâmicos de alta qualidade e foi a escolha preferida dos desenvolvedores devido aos seus recursos estáveis e maduros. 

No entanto, em 2014, a Apple introduziu a linguagem de programação Swift para substituir Objective-C como a linguagem de programação padrão para construir aplicativos iOS nativos. Swift é mais rápida, fácil e uma linguagem de programação mais inteligente do que Objective-C.

O que é a linguagem de programação Swift?

Conforme descrito pela Apple, a linguagem de programação Swift é o “Objetivo sem o C”, ou seja, não é baseada na linguagem C, embora seja compatível com as bibliotecas e frameworks de C.

A linguagem de programação Swift oferece recursos de codificação modernos, como inferência de tipo, fechamentos e genéricos. Também possui várias ferramentas poderosas para aprimorar a segurança do aplicativo e o desempenho do sistema.

A linguagem de programação Swift tem todas as características necessárias para desenvolver aplicativos iOS personalizados e dinâmicos. Reconhecida globalmente como a melhor linguagem de programação para desenvolvimento iOS, é usada por grandes como LinkedIn, Lyft e HubSpot por exemplo.

Com várias atualizações de versão lançadas sucessivamente, Swift trabalha com os frameworks Cocoa e Cocoa Touch para desenvolver uma bela IU / UX para os aplicativos iOS.

Quais são os recursos da linguagem de programação Swift?

A linguagem Swift se destaca devido a algumas características de seus recursos. Continue a leitura para saber mais.

  • Fácil leitura e manutenção do código

Talvez esta seja uma das razões mais importantes pelas quais a linguagem de programação Swift é preferida ao Objective-C. Para implementar uma parte específica da lógica, você precisa escrever muito poucas linhas de código em Swift em comparação com seu predecessor.

Devido a menos código, a linguagem de programação Swift é compacta por natureza e pode ser reutilizada. Além disso, o Swift se livrou da manutenção de dois conjuntos de arquivos – cabeçalho e implementação – sem prejudicar o desempenho do aplicativo.

  • Melhor performance

Fiel ao seu nome, a linguagem de programação Swift é super rápida em comparação com seus contemporâneos como Objective-C ou Python. Swift foi desenvolvido com o objetivo de maior velocidade e desempenho do aplicativo. 

O desempenho do Swift é comparável ao do C ++, que é de longe o mais rápido em cálculos aritméticos. Portanto, é a melhor linguagem para construir aplicativos iOS super rápidos.

  • Compatibilidade com Objective-C

Como mencionado acima, embora o Swift não tenha nada a ver com C ou Objective-C, ele ainda é compatível com as bibliotecas e frameworks de Objective-C.

A interoperabilidade de linguagem permite que os desenvolvedores importem estruturas do Objective-C usando a sintaxe Swift. Isso permite que os programadores usem APIs e classes Objective-C dentro do código da linguagem de programação Swift.

  • Seguro e menos sujeito a erros

O Swift ajuda os programadores a escrever, compilar e corrigir bugs simultaneamente enquanto trabalham no código, implementando assim um melhor controle de qualidade. Como os erros são corrigidos e testados durante a própria fase de codificação, os aplicativos são muito mais rápidos e eficientes e, portanto, garantem a segurança e proteção.

  • Suporte a vários dispositivos

Apesar de a linguagem de programação Swift ter sido desenvolvida especialmente para dispositivos Apple, ela não se limitou apenas à plataforma iOS. O Swift, como uma linguagem de plataforma cruzada, também pode ser usado em sistemas operacionais Windows e Linux. Também há conversas sobre como tornar o Swift, compatível com o Android, mas ainda não houve nenhum desenvolvimento nessa frente.

  • Vinculação de bibliotecas dinâmicas

Agora é muito fácil atualizar de uma versão do aplicativo Swift para outra com o suporte de bibliotecas dinâmicas. Essas bibliotecas são códigos executados para armazenar os novos códigos de versão na memória.

  • Gestão Integrada de Memória

A sincronização com estruturas Cocoa permite que a linguagem de programação Swift use as APIs Cocoa para cuidar do gerenciamento de memória. Ele é executado em todo o código para gerenciar a memória de todos os objetos fazendo contagem automática de referência – ARC.